1) Já parou para pensar o que as #imagens desejam quando são olhadas?
Será que elas desejam?
A imagem é passiva do sujeitoisso virou aula de português?, portanto, não. A imagem não deseja nada. Somos nós, a olhando, quem desejamos. Mitchell diz que "as imagens controlam o sujeito e organizam nossa percepção".
Na imagem acima, é proposital a escolha de cores para que seus olhos foquem no guarda-chuva vermelho. E mesmo assim, a linha branca no céu desce da esquerda para a direita, indo na direção da cor mais forte.
Voltando à teoria: as imagens não representam uma superfície, mas sim uma face que encara o espectador. Daí também surge o Efeito Medusa: contradizendo o que foi dito no início deste blog, esse efeito é criado pela imagem querer trocar de lugar com o espectador: ela o paralisa. Ele vira a imagem, e ela o espectador, assim exercendo sua maestria sobre nós, meros mortais amantes de artes que nos paralisam.
(Acima: linhas e ponto de fuga. As linhas são o que guiam o espectador ao ponto, assim controlando onde vamos olhar. Também cria um efeito de tridimensionalismo e ainda pode ajudar nos efeitos de luz e sombra, potencializando o efeito criado Isso é usado na arquitetura, paisagismo, entre outrosinformação apurada com minha amiga que faz arquitetura)
2) Sabia que no ocidente, os olhos são como a janela da #Alma ?
A perspectiva das janelas árabes, ou muxarabes, é de deixar entrar a luz, mas não é uma abertura para o mundo. Além disso, ela permite que o sol crie novas imagens por causa de seu formato. Assim, a imagem criada pela luz durante a manhã não será a mesma durante a tarde.
3)gente eu vou tentar falar de #arquétipo mas plmdds, eu tive muita dificuldade de entender isso e posso soar confusa
ºJung fala do inconsciente coletivo, que abriga as representações coletivas herdadas por meio de arquétipos. O que são arquétipos? É uma base, imutável, de algo que conhecemos. Como o arquétipo de herói, o de vampiro... existem vários tipos de heróis e vampiros, mas todos vêm de uma só base, que é o arquétipo.
ºDurand fala sobre museu -> são todas as imagens passadas, possíveis, produzidas e a serem produzidas.
ºMaffesolli: a existência de um imaginário determina a existência de um conjunto de imagens. O imaginário é uma sensibilidade. Ou seja, imaginário = aura.
4) imagens corporificam uma relação viva entre o homem e suas referências, seus símbolos.
Quando imagens portam valores, elas sustentam vínculos entre seres humanos e suas raízes culturais e históricas.
Quando se esvaziam, demonstram o esvaziamento dos valores de referência a uma cultura.
-Cogito contemporâneo: vejo/sou visto, logo existo.
Depois de vermos todos esses pontos, vamos finalmente entender a estética da comunicação.
Estética: o que me provoca e me afeta, não necessariamente algo positivo.
Comunicação: tornar comum entre sujeitos que estão envolvidos em um ato comunicativo
Estética da Comunicação: construção de comunidades
É isso que aprendemos por hoje! Até nunca mais XD
Será que elas desejam?
A imagem é passiva do sujeito
Na imagem acima, é proposital a escolha de cores para que seus olhos foquem no guarda-chuva vermelho. E mesmo assim, a linha branca no céu desce da esquerda para a direita, indo na direção da cor mais forte.
Voltando à teoria: as imagens não representam uma superfície, mas sim uma face que encara o espectador. Daí também surge o Efeito Medusa: contradizendo o que foi dito no início deste blog, esse efeito é criado pela imagem querer trocar de lugar com o espectador: ela o paralisa. Ele vira a imagem, e ela o espectador, assim exercendo sua maestria sobre nós, meros mortais amantes de artes que nos paralisam.
(Acima: linhas e ponto de fuga. As linhas são o que guiam o espectador ao ponto, assim controlando onde vamos olhar. Também cria um efeito de tridimensionalismo e ainda pode ajudar nos efeitos de luz e sombra, potencializando o efeito criado Isso é usado na arquitetura, paisagismo, entre outros
2) Sabia que no ocidente, os olhos são como a janela da #Alma ?
A perspectiva das janelas árabes, ou muxarabes, é de deixar entrar a luz, mas não é uma abertura para o mundo. Além disso, ela permite que o sol crie novas imagens por causa de seu formato. Assim, a imagem criada pela luz durante a manhã não será a mesma durante a tarde.
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ºDurand fala sobre museu -> são todas as imagens passadas, possíveis, produzidas e a serem produzidas.
ºMaffesolli: a existência de um imaginário determina a existência de um conjunto de imagens. O imaginário é uma sensibilidade. Ou seja, imaginário = aura.
4) imagens corporificam uma relação viva entre o homem e suas referências, seus símbolos.
Quando imagens portam valores, elas sustentam vínculos entre seres humanos e suas raízes culturais e históricas.
Quando se esvaziam, demonstram o esvaziamento dos valores de referência a uma cultura.
-Cogito contemporâneo: vejo/sou visto, logo existo.
Depois de vermos todos esses pontos, vamos finalmente entender a estética da comunicação.
Estética: o que me provoca e me afeta, não necessariamente algo positivo.
Comunicação: tornar comum entre sujeitos que estão envolvidos em um ato comunicativo
Estética da Comunicação: construção de comunidades
É isso que aprendemos por hoje! Até nunca mais XD
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