O Decolonialismo

É de se esperar que muita coisa seja nossa, aqui no #Brasil, certo? Nós criamos, nós fazemos, é nosso! Mas quanto disso é verdadeiro e quanto na verdade tem influência dos nossos colonizadores?

Vamos pensar: no Brasil, antes, havia somente índios, não é? O que veio depois que os colonizadores chegaram?
Resultado de imagem para escambo


- Escambo (sistema de troca)
- Pudor intensificado (roupas que cobrem seu corpo)
- Armas de fogo
- Novos meios de consumo da comida
Etc.

Temos um país miscigenado, que hoje em dia tudo é diverso, cheio de formas diferentes de ter, ver, fazer. Mas o que hoje é, realmente, só nosso?

Nossas roupas, antigamente mais europeias, agora são americanizadas. Marcas como McDonald's, Bob's, ou os lugares que vendem comida japonesa, italiana, etc, nada disso vem daqui - como alguns nomes já dizem por si sós. Até nosso açaí já foi "dividido", por assim dizer.

O Decolonial é algo não afetado por essas pessoas vindas de fora. Como foi apresentado em um seminário em sala de aula, há uma arte decolonial com as mulheres de/da fibra. Elas usam a fibra das árvores para criar sua arte que é incrível, e não usam como base nada que tenha sido "trazido de fora".

Enfim, a colonização nos trouxe tanto benefícios como malefícios. Mas não estamos aqui para discutir se fomos roubados ou não. Vamos listar coisas que não são decoloniais:

- Seu restaurante de fast food favorito
- Sua loja de roupas favorita
- O chocolate que você come
- Os perfumes e cremes
- Esmalte
- Modelo de casa (sim! Incrível, né?)
- Modelo de escola e prédios comerciais



Deu para entender, né? Tudo isso veio de fora. Apesar do açaí ser nosso, ele agora já é mundial, assim como o chocolate. De uma forma ou de outra, nada mais é próprio, hoje em dia.

Bom, é isto por hoje. Até o próximo post!

Comentários